sábado, 25 de setembro de 2010

Mais outra trapalhada! Assembleia 23/09/10

O conceito de análise financeira é a avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e lucratividade de um negócio ou projecto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permite realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.
Para que o analista possa verificar a situação económico-financeira de uma empresa, torna-se fundamental o recurso a alguns indicadores, sendo que os mais utilizados são aqueles que assumem a forma de rácios. Estes apresentam duas vantagens: não só de tornar mais precisa a informação, como também de facilitar comparações, na empresa, ao longo de um certo período de tempo.

Ao longo do ano solicitámos à Junta de Freguesia que as contas fossem o mais abrangentes possíveis, mostrando uma situação financeira lucida e transparente, para não existirem dúvidas como os dinheiros públicos estão a ser geridos. Até à presente data nada disto aconteceu. Foram sempre apresentados os fluxos de caixa, que sem os suportes adicionais não é possível fazer uma análise real à situação financeira. O Sr. Presidente, tendo uma empresa que está ligada à contabilidade, sabe perfeitamente do que estou a falar.
Como até à presente data isso não aconteceu, ao abrigo do artigo 17º, alíneas e) g) e o) do DL 169/99, requer-se à mesa que solicite à Junta de freguesia informação e documentação que permita aos membros da AF fazer uma análise efectiva da situação financeira do executivo, nomeadamente, a execução orçamental das receitas e despesas em 2010.
No mandato anterior, os eleitos do PSD solicitaram à Junta que apresentasse uma situação financeira que não suscitasse duvidas e que esclarecesse todas as contas o melhor possível sem ser preciso fazer perguntas ao Presidente. A Junta, então em funções começou a apresentar com a transparência que lhe foi solicitada, recolhendo elogios de todos os membros da Assembleia.
Esta Junta apresenta a situação financeira de forma que ficamos com a sensação de estarem a ser escondidas as contas, não sendo possível aos membros da Assembleia saber se determinadas verbas foram pagas, recebidas, e como o foram. Que passo a citar:
- Receita de publicidade de um monoposte publicitário implantado na quinta do Valado, junto a A1: já foi paga?
- As receitas das rendas do Bar do parque estão a ser pagas?
-Como foram pagas as horas ao trabalhador contratado durante as férias? Passou recibo?
- As férias que o funcionário da Junta trabalhou, Já foram pagas?
- Que receita o cemitério já gerou? Quantas campas já foram vendidas?
Poderia enumerar diversas situações tanto de receitas como despesas, mas não o farei, ficamos a aguardar os elementos acima solicitados, esperando que, no futuro, a situação financeira seja apresentada em conformidade.
Se o Sr. Presidente analisasse os documentos da CMF entregues para as Assembleias Municipais, ou as situações financeiras da Junta de Freguesia do mandato anterior, teria já percebido como devem ser apresentadas as situações financeiras.

Sem comentários: